Por mais diversos motivos os traders começam a usar Robôs de Investimento para a suas operações do dia a dia. Para quem ainda não entrou nesse mercado apresentamos a seguir alguns pontos importantes sobre os Robôs de Investimento.

Os Robôs de Investimento são programados de acordo com a estratégia utilizada pelo trader em suas operações e, por isso, é recomendado o seu uso por traders experientes. Porém, com o crescimento do mercado Forex e a popularização do uso de robôs nesse tipo de investimento, novas ferramentas e sistemas foram surgindo e hoje pode-se encontrar no mercado nacional vários robôs para uso na BM&FBovespa, tanto para automatizações nas estratégias de operações com ações como no Mercado Futuro. Por exigir um baixo investimento, permitindo tanto operações de compra como de venda, o Mercado Futuro hoje é aonde mais se usa Robôs de Investimento no mercado nacional.

Para começar a operar com robôs, inicialmente você tem que se cadastrar em uma corretora que ofereça suporte a operações com robôs de investimento. A plataforma mais usada para a operação com robôs é o Metatrader 5. Nesta plataforma você pode operar tanto com uma conta real como uma conta demo, o que permite que se teste a estratégia antes de realmente operar no mercado.

Após configurar a sua conta da corretora no Metatrader 5 basta instalar um Robô, chamado de Expert Advisor no Metatrader 5, para começar a operar. Você pode baixar um EA da comunidade do Metatrader, adquirir um no mercado ou desenvolver um EA usando a linguagem de programação do Metratader 5, chamada de MQL5.

Um ponto importante que temos que ressaltar é que para os EA funcionarem é necessário que o Metatrader 5 esteja sendo executado e conectado na conta da corretora. Para evitar interrupção nas ordens executadas pelo EA e, também, para uma maior confiabilidade das operações é recomendável o uso de Servidores Virtuais Privados (VPS).

Quanto às estratégias e tipos de ativos que podem ser operados pelos Robôs salientamos que eles podem ser programados praticamente para qualquer tipo de operação, mas um dos mercados que mais tem usado os robôs de forma popular é o de futuros, principalmente na operação de contratos de Mini Índice e Dólar.

Por último é bom lembrar que recomendações importantes que consideramos em nossas operações do dia a dia, tais como Stops e Gerenciamento de Risco, podem e devem ser programadas nos robôs para que nossas estratégias possam ter sucesso com o uso de Robôs de Investimento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.