Para se negociar contratos futuros de um determinado ativo é necessário saber o código de negociação do ativo e o seu vencimento.

Código de Negociação

Assim como as ações, cada contrato futuro possui um código de negociação. Esse será o código que você irá digitar no seu Home Broker para comprar e vender um contrato futuro. As 3 primeiras letras do código indicam qual é o ativo (Café, Boi, Milho, Dólar, Índice, etc). Abaixo, você encontra a listagem dos códigos para os principais contratos da Bolsa:

Contrato Código
Café Arábica ICF
Boi Gordo BGI
Milho CCM
Dólar DOL
Minidólar WDO
Índice Bovespa IND
Mini-índice Bovespa WIN
Juros DI DI1

 

Vencimentos

Cada contrato futuro tem uma data de vencimento. Ou seja, para um mesmo ativo, como o Milho, existem diversos contratos com vencimentos diferentes. Normalmente, o contrato mais próximo do vencimento é o que apresenta maior volume de negociação e, portanto, o mais indicado para operações de Day Trade e Curto Prazo. Dentro do código de negociação do ativo a data de vencimento é indicada pela última letra (que demonstra o mês) e pelos 2 últimos números (que representam o ano).

Por exemplo, o WDOZ15, representa o contrato de Minidólar (indicado pelas letras WDO) com vencimento para Dezembro (indicado pela letra Z) de 2015 (indicado pelo número 15). Abaixo segue uma lista das letras que representam cada um dos meses de vencimento:

Mês de Vencimento Letra
Janeiro F
Fevereiro G
Março H
Abril J
Maio K
Junho M
Julho N
Agosto Q
Setembro U
Outubro V
Novembro X
Dezembro Z

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.